domingo, 27 de janeiro de 2013

História com H de Edu Ribeiro-“Um alicerce feito para o caminho ao Céu” – Capela de São Miguel de São José dos Campos


Diariamente passamos a frente de um local onde muitos desconhecem a sua importância e deparamos com o fato de um dia ter sido o primeiro cemitério público de São José dos Campos.
Estou falando da Capela de São Miguel, construída em meados do século XIX (1851 – 1863) como um contexto importante como monumento do 1º Cemitério Público.
O cemitério foi edificado em 1832 e 1834, tendo seu primeiro sepultamento em 1836, esta cultura de costume da sociedade se fez pela mudança de comportamento observando as condições de higiene e saúde do município que anteriormente sepultavam seus entes dentro das igrejas, visando assim uma condição mais salubre à comunidade.
O atual Cemitério Municipal foi edificado em 1882 com um espaço “maior e mais distante do centro” na época.
A Capela de São Miguel seria a entrada do antigo cemitério, foi edificada em alvenaria de tijolos e argamassa de barro com 
campanário – torre sineira, que segundo relatos foi construída por escravos.
Passou por diversas reformas como ampliação da parte posterior abrigando assim o altar e também abrigar os corpos que são velados até os dias de hoje.
Sua preservação é de responsabilidade do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (COMPHAC).
Atualmente é cercada por diversas edificações, mas mantém suas
características como o cruzeiro – símbolo de devoção e ícone da fé religiosa.
Quando passa a frente da Capela de São Miguel, observe atentamente o fator histórico que temos em nossa cidade que por muitos é descartado e ignorado.
São José dos Campos tem seus fatos históricos deslumbrantes aos nossos olhos, basta-nos apenas observá-los e admirarmos.
Aguardem até a próxima matéria que vem recheada de conhecimentos históricos de nossa querida São José dos Campos.   
  Abraços e até a próxima do Edu Ribeiro  
Créditos/Fotos: Acervo fotográfico FCCR – SJC 
Capela de sao miguel

Capela de sao miguel 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário