Quem já não passou pela frente da Estação Ferroviária de São José dos Campos e viu o descaso geral do abandono onde um dia alavancou o progresso de nossa cidade.
A Estação que teve suas obras iniciadas em 1922 e somente inaugurada em 1925 teve também sua história de muita luta e adversidades políticas.
Voltemos um pouco no tempo; precisamente em 1876, temos a primeira inauguração de nossa estação de trem realizada pela E. F. do Norte com a linha original que provinha da cidade de Jacareí que passava pelo Bairro Limoeiro, o qual teve uma estação aberta em 1894. O segmento desta linha cruzava o ribeirão Vidoca e tinha uma longa subida até a Avenida Anchieta até alcançar o plano no cruzamento entre Avenida São João com a Avenida Nove de Julho. Nesta época o comércio ficou abundante, grandes armazéns, terminais de cargas, e com o progresso, em 1887, foi criada a principal estação com o escritório da Companhia, onde hoje se localiza as instalações da estação de águas da Sabesp, próximo ao Tênis Clube.
Logo foi substituída, pois fatos históricos relatam que foi construída em madeiramento e de tamanho pequeno, difícil acomodação. O acesso principal para pedestres era então pela Av. João Guilhermino cortada pelas belas palmeiras imperiais que terminavam à frente da estação.
Em busca de melhor segmento da linha férrea a mesma acompanhou o trajeto pelas encostas do vale do rio Lavapés, tendo uma excelente declive e retorno pela várzea.
Tudo estava em perfeitas condições, desde que 1915 um grande acidente mudou totalmente a historia.
Devido esta fatalidade de grandes proporções, a então EFCB – Estrada de Ferro Central do Brasil resolve mudar o traçado da ferrovia com a criação de um novo traçado na área da várzea, conhecida por nós como área do banhado.
Seu novo traçado foi projetado pelos belos Campos de Santana, onde foi construída a nova estação ferroviária que hoje conhecemos na Av. Sebastião Gualberto, uma arquitetura dinâmica e abrangente. Na época o medo tomou conta devido à preocupação econômica vista no centro com o apoio da oposição contrária ao novo projeto.
O então “Correio Joseense”, comandado pelo editor Napoleão Monteiro, fez com que as obras parassem e novamente estudadas para que a nova estação fosse apenas terminal de cargas e a antiga fosse utilizada para estação de passageiros, alem de propostas como rebaixo dos trilhos em forma de trincheiras que não vingaram.
As obras da nova estação ferroviária foram iniciadas em 1922 e somente em 1925 foi inaugurada, juntamente com a desativação e demolição da antiga, e em seu lugar construído o complexo da Sabesp para abastecimento de água. Tenho absoluta certeza que hoje, muitos joseenses passam por este local e nem imaginam que ali um dia existiu a primeira estação ferroviária de São José dos Campos a qual alavancou o progresso de nossa cidade que vemos com orgulho.
Hoje o descaso político, social e diria até econômico faz desta maravilha histórica um dos amontoados de monumentos esquecidos e sendo deteriorados pelo tempo. Órgãos competentes de nossa cidade deixam transparecer o desrespeito da consciência de um patrimônio histórico, aparentando apenas preocupar com fatores inservíveis a comunidade Joseense.
Fonte: estações ferroviárias
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